Páginas

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

22 de agosto - Dia do Folclore


Criado através do Decreto 56.747 de 17 de agosto de 1965, hoje comemora-se o Dia Nacional do Folclore. A celebração recai no dia 22 de agosto, pois foi nesse data que em 1846 o estudioso  britânico William John Thoms publicou em uma revista de literatura uma carta contendo o termo folk lore (folk = povo / lore = conhecimento), utilizado para designar o saber tradicional de um povo.

De acordo com a Carta do Folclore Brasileiro aprovada no I Congresso Brasileiro de Folclore realizado em 1951 e atualizada no VIII Congresso Brasileiro de Folclore em 1995, "Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO. A expressão cultura popular manter-se-á no singular, embora entendendo-se que existem tantas culturas quantos sejam os grupos que as produzem em contextos naturais e econômicos específicos."

São exemplos do folclore brasileiro o bumba meu boi, o jongo, o saci pererê, a mula sem cabeça, o chimarrão, o artesanato, as festas tradicionais, a própria capoeira e muitas outras manifestações da cultura brasileira.

Para ler a Carta do Folclore Brasileiro na íntegra e ficar sabendo mais sobre o assunto, clique aqui.



Para conhecer um pouco mais sobre o folclore brasileiro, acesse o site do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, lá é possível baixar livros e textos sobre o assunto: http://www.cnfcp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...