Páginas

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Artigo - Capoeira e Memória: o culto aos ancestrais como suporte à identidade - Carlos Vinicius Frota de Albuquerque



Apresentado no XI Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais - Diversidades e (Des)igualdades realizado esse mês em Salvador, o artigo Capoeira e Memória: o culto aos ancestrais como suporte à identidade aborda o culto aos ancestrais na capoeira e a forma como essa prática tem realizado uma integração dos capoeiras de outrora com os capoeiristas de hoje, contribuindo para a construção de uma memória coletiva e de uma identidade edificada em torno da ancestralidade africana.


Para ler o artigo, faça o download aqui

Carlos Vinicius Frota de Albuquerque é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrando em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisador-bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), vinculado à linha de pesquisa Diversidades Culturais, Estudos de Gênero e Processos Identitários. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4070372849082552.

Na capoeira, Carlos Vinicius, mais conhecido como Tropeço, é aluno de mestre Ratto no Centro Cultural Capoeira Água de Beber - CECAB Fortaleza, na graduação de estagiário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...