Páginas

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Macaco Beleza e o massacre do Tabuão - Frede Abreu


O pesquisador baiano Frederico José de Abreu, conhecido na capoeiragem como Frede Abreu, recentemente lançou pela editora Barabô em parceria com o Instituto Jair Moura o livro Macaco beleza e o massacre do Tabuão, segundo volume da série Capoeiras, Bahia, século XIX. Acabei de ler o livro e indico a leitura. Agradeço ao amigo Tropeço por ter trazido o livro pra mim diretamente de Salvador.

O livro aborda a vida de Manuel Benício dos Passos, mais conhecido como Macaco Beleza, capoeirista baiano, abolicionista, monarquista e líder da Guarda Negra baiana nos conflitos de rua. 

Macaco Beleza organizou o Massacre do Tabuão, ataque realizado contra os republicanos que realizavam um comício a favor da instauração da República, em 15 de junho de 1889. Armados com paus, bengalas e pedras, Macaco Beleza e seu bando reprimiram o comício, encerrando o ato.

Segue trecho do livro:

"No comando Macaco Beleza. Ele ordena e expande a repressão para outros pontos da cidade, onde ficavam as moradas de estudantes, as residências de lideranças e os clubes republicanos. (...) Dirigiu-se, com seu bando para a Freguesia de Santana, nas proximidades, batendo com o cacete nas portas das casas certamente para intimidar seus adversários, e a meia noite apedrejou o edifício da República Federal (...)"

Segue a sinopse do verso do livro:

O tal do Macaco Beleza
Um personagem da escória da capoeira.
Inteligente capoeira de rua baiano de vida pregressa e de uma verbosidade notável; um dos principais protagonistas de acontecimentos memoráveis da História da Bahia, ocorridos no final do século XIX, quando, às vésperas da Proclamação da República, os conflitos entre monarquistas e republicanos escapuliram para as ruas.

Contato: 
fredeabreu@gmail.com 
barabolaroye@yahoo.com.br

Referência Bibliográfica:
Abreu, Frederico José de. Macaco beleza e o massacre do Tabuão. Salvador: Barabô, 2011

Um comentário:

  1. Parabéns professor Frede Abreu e a Editora Barabô, por mais este importantissimo trabalho, enrriquecendo muito a literatura da capoeira, com o resgate desse personagem singular de Macaco Beleza.
    Pep - Bahia Capoeira

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...